sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Receitas pic nic - Pizza de atum light

Pizza de atum light:
MASSA
- 1 1/2 xicara de farinha de trigo (metade de farinha normal e metade integral) peneiradas! Sei que tira um pouco das fibras da integral, mas se não peneirar, a farinha integral deixa a massa muito pesada e ela não cresce. (12 pontos - pelo livrinho cada xicara tem 8 pontos)
- 1 copo (200ml) de leite desnatado (2 pontos)
- 1 colher de sopa de fermento
RECHEIO
- 1 lata de atum light em conserva em água (2 pontos)
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 colher de sopa de extrato de tomate (precisa 4 colheres pra contar 1 ponto, então eu considero 0 mesmo ^^)
Esquentar o leite (morno, não fervendo) e misturar com o fermento. Acrescentar a farinha, uma pitada de sal e um fiozinho de azeite de oliva (não deve ir nem uma colher de chá... é pouco mesmo) e ir misturando aos poucos até formar liga, geralmente tem que acrescentar um pouco mais de liquido pra essa quantidade de farinha, mas dai eu dou uma esquentada em água mesmo. O ponto é meio que no olho, mas a massa tem que estar molinha (um pouco puxenta se colocar o dedo) mas sem estar muito liquida... hum... deu pra entender??
Deixar a massa descansando já na forma que vai ser assada (se for aquelas formas aintiaderentes nem precisar colocar nada... senão é bom dar uma untada com um pouquinho de óleo pra não grudar). Ai depende do clima, se estiver muito frio é bom colocar ela perto do fogão pra ativar o fermento. Enquanto a massa cresce, fazer o molho.
Picar a cebola e o tomate (com ou sem casca, vai da preferência de cada um) e refogar até ficar molho. Como fica meio pálido só com um tomate eu acrescento a colher de extrato que dai fica mais corado. Misturar a lata de atum (sem a água) e espalhar por cima da massa (depois que ela já tiver crescido).
Assar em forno médio, 230oC, por cerca de 20 minutos.
Pronta!
Ela no total tem 16 pontos. Ainda não sei em quantos pedaços vou cortar Sammy, mas com certeza ela vai ter no máximo um ponto por pedaço!! ;-)

0 comentários: